Pequenos ajustes como a instalação de barras laterais ou até mesmo a renovação de todo o banheiro podem ser realizados para garantir a segurança.
Dados do Instituto Nacional do Envelhecimento apontam que um em cada tres idosos com mais de 65 anos sofrem uma queda a cada ano. Infelizmente 80% desses casos ocorrem no banheiro.
Pisos escorregadios, desnivelados, falta de barras laterais para apoio pessoas que sofrem com a redução de coordenação e forca, visão debilitada e dificuldade de enxergar em baixa iluminação.
Pequenos ajustes e adaptações podem garantir uma segurança para seus pais e podem ajudar a evitar quedas no banheiro.
#1 Barras de segurança lateral
As barras de apoio lateral podem variar de forma e tamanho. Podem ser aticuladas ou fixas e são encontradas em diversos tipos de material. Geralmente, barras laterais são projetadas para proporcionar praticidade e proteger qualquer pessoa em ambientes umidos, principalmente para a segurança de pessoas com mobilidade reduzida.
As barras laterais podem ser instaladas em:
- Ao lado da pia na vertical, que pode ser utilizada para se levantar de um possível tombo e uma acima da pia na horizontal para servir de apoio. Muito recomendada para prevenir quedas dando segurança ao usuário no momento da utilização de pia.
- De uma a duas barras próximas ao vaso sanitário para que possa ser utilizada por um cadeirante ou um idoso que tem dificuldade em se abaixar e levantar, uma na vertical e outra na horizontal.
- E duas na área do chuveiro, uma na vertical que vai quase até o chão para ajudar a se levantar e uma na horizontal que serve para prevenir quedas, dando segurança e conforto ao usuário.
#2 Organizar estantes e prateleiras
Creme dental, Xampoos, loçoes, perfumes, remedios. O numero de itens que utilizamos no pequeno espaço do banheiro pode, algumas vezes, ficar fora de controle. Armazenar excesso de produtos aumenta o risco de derruba-los no chão em algum momento.
Fazer uma avaliação regular dos produtos livrando-se de quaiquer excesso e assegurando-se de que os itens mais utilizados no dia-a-dia sejam facilmente acessiveis.
Instalação de prateleiras na altura entre cotovelo e ombros são ideais para evitar inclinações demasiadas e movimentos inseguros no banheiro.
#3 Desnível na área do boxe
Transformar o espaço mais seguro e funcional, no quesito de manter a água dentro do box. O desnível tem que ser um aclive suave e não um degrau onde a pessoa idosa pode tropeçar.
#4 Instalação de banco de chuveiro
Permanecer equilibrado enquanto toma banho pode ser difícil para pessoas idosas ou até mesmo para quem sofre, por exemplo de labirintite, um banco pode ser muito útil no caso de uma tontura repentina ou um mal estar dentre outros males que afligem. Isso vai dar segurança ao idoso ou o enfermo que está utilizando o chuveiro, quando houver barras de segurança para ajudar o usuário sentar e se levantar.
#5 Tapetes antiderrapante
Geralmente o chão do banheiro é ou fica escorregadio durante o banho, sendo responsável por muitos acidentes que podem até ser fatais. Por esse motivo devemos nos atentar em garantir que o banheiro seja um local seguro para todos os usuários.
Um banheiro seguro para uma pessoa pode não ser para outra, por isso para tornar um banheiro deve-se levar em conta os usuários daquele banheiro. Por exemplo, colocar anti-derrapantes ou tapetes de borrachas dentre outros, vai depender dos usuários.
#6 Iluminação e Cor
Iluminação indireta é melhor para o banheiro para não ofuscar o usuário, principalmente a noite. Interruptores na entrada a alcance das mãos de todos, como de um cadeirante ou não. De preferencia a interruptores duplos, para que a pessoa escolha qual lampada acender, a lampada mais forte ou mais fraca.
Faça você mesmo ou contrate um profissional qualificado no municipio de Curitiba clicando aqui!