A visão é um sentido imprescindível para a execução de diversas ações durante o nosso dia a dia. Para isso a a iluminação adequada dos ambientes é imprescindível. Em casa ou no trabalho, enxergar adequadamente nos previne de muitos acidentes.
Nossos olhos respondem rapidamente a qualquer mudança de luminosidade no ambiente. Até certo limite os olhos estão sempre regulando a quantidade de luz que os penetram, e por isso não conseguimos olhar diretamente para o sol ao meio dia ou enxergar em uma noite de forte escuridão. Esses mecanismos funcionam perfeitamente quando não temos doenças ou quando somos jovens, pois com o tempo nossos olhos envelhecem e diminuem sua eficácia.
Problemas de má iluminação em casa

A má iluminação é quando a iluminação do ambiente não está de acordo com a atividade a ser realizada.
Normalmente, a má iluminação não seria um problema sério, porém quando há crianças e idosos em casa, há grandes chances de que aconteçam acidentes domésticos. Podendo ser fatais, leia EVITE ACIDENTES DOMÉSTICOS COM IDOSOS.
Os idosos possuem menor adaptação a mudança de luminosidade. Portanto, locais com diferentes tipos de iluminação pode causar ofuscamento, ou uma demora maior para a visão acostumar-se.
A má iluminação também pode acarretar inúmeros fatores negativos como: irritação da retina, mudança comportamental (irritabilidade), cansaço visual e até mesmo uma sensação maior de frio ou calor.
Aprimorar a iluminação da sua casa não é complicado. Você mesmo pode fazer algumas pequenas alterações e manter a sua família em segurança, e ainda por cima melhorar o aspecto da sua casa. Lembre-se de levar em conta todos aqueles que moram e frequentam a sua casa.
Dicas para melhorar a iluminação da sua casa
Primeiramente, quando possível, trocar as lâmpadas incandescentes e fluorescentes pelas lâmpadas de LED que são muito mais econômicas e ecologicamente mais adequadas.
Sempre que possível tenha mais de um tipo de possibilidade de iluminação por ambiente da casa. Por exemplo, na sala, quando se quer ler ou jogar cartas, um ambiente mais claro é mais indicado do que para assistir um filme.
Nos corredores e escadas

Esses são lugares com altas taxas de acidentes domésticos, os quais muitas vezes são decorrentes da má iluminação.
Instale lâmpadas em ambientes com escadas, de forma a proporcionar boa visão de todos os degraus. Use mais de uma fonte de iluminação para evitar que ocorram sombras da pessoa que estiver utilizando a escada.
Uma iluminação no centro do corredor facilita melhor a visibilidade de toda a sua extensão e evita tropeções em eventuais objetos. Pode-se optar por colocar abajures em pontos mais escuros ou em cima de móveis que estejam distantes do foco principal de luz.
É desejável e até ideal que em casa onde vivem idosos haja um sensor de movimento para acender a luz. Pelo menos nos pontos mais perigosos, como o início de escadas. Cuide para durante a noite haja algum tipo de fonte de luz constante.
Salas

São no geral, os ambientes mais escuros da casa. O ideal é optar por uma iluminação natural durante o dia.
Caso você não tenha janelas que propiciem uma iluminação natural, instalar fontes de luz como abajures ou pontos de luz com sensor de movimento nos cantos mais escuros.
Lembre-se que a sala deve ser aconchegante, logo opte por ter uma opção de iluminação mais branda e cálida. Além disso, em regiões mais frias a luz amarela da uma sensação mais aconchegante fazendo o corpo acreditar que o ambiente está mais quente do que marca o termômetro.
Cozinha

Para a cozinha uma luz branca é mais aconselhável, pois torna o ambiente mais claro e seguro.
Em algumas cozinhas é essencial o uso de iluminação extra para a pia e balcões.
Tenha uma segunda fonte de luz na cozinha ou próximo dela, para evitar acidentes ao se deslocar durante a noite.
Banheiro

Nesse cômodo da casa, todo cuidado é pouco.
Lâmpadas muito claras em banheiros brancos podem ofuscar a visão causando até dor de cabeça, além de ofuscar a visão por alguns segundos se estiver vindo de um ambiente escuro.
Tenha mais de uma fonte de iluminação nesse ambiente e que esteja acessível no interruptor de entrada. Em hipótese alguma deixe o interruptor do banheiro longe da entrada, pois basta um chão molhado para um acidente acontecer.
Quartos

Use lampadas cálidas de diferentes intensidades.
Abajures na cabeceira da cama e talvez ao lado de uma poltrona de leitura. Pontos de luz principalmente para se deslocar a noite. Ter interruptores (dois no mínimo), um na entrada do quarto e um na cabeceira da cama, sempre ao alcance das mãos.
Faça você mesmo, evite acidentes na sua casa!
Alguns acidentes acontecem por motivos bobos, um escorregão em cima de um brinquedo, um desequilíbrio por um passo mal dado ou um tropeço em um tapete. O descuido pode gerar sérios problemas, principalmente com idosos que possuem a estrutura física mais frágil.
As adaptações do dia a dia são simples, e podem ser feitas por você mesmo. É essencial cuidar da sua família e evitar que episódios desagradáveis aconteçam, prevenir é sempre melhor do que remediar.